Translate
domingo, 26 de fevereiro de 2023
24 horas em AMSTERDAM -fevereiro 2023
24 horas em Amsterdam -fevereiro 2023
Estando na bela Viena, cidade intensamente cultural, me inspirei nos museus e tomei um voo curto ( para padrões brasileiros, claro) até Amsterdam para ver a sensacional exposição das 28 obras de Vermeer, aquele pintor misterioso do século 17; aquele mesmo do filme A Moça com Brinco de Pérola, com a bela Scarlet Johanson. Pouco se sabe sobre a vida do genial pintor e estima-se que tenha pintado menos de 40 quadros. Esta exposição no vetusto Ryksmuseum em Amsterdam é um verdadeiro feito histórico, jamais instituição alguma conseguiu reunir tantas obras dele em evento único. Só até 4 de junho. Imperdível. O quadro do filme, um dos mais lindos, volta para Haia em março, então corram para ver os 28 quadros de Vermeer, que em breve serão apenas 27.
Valeu a pena voo, hotel e outras despesas para ver tal mostra? Muito. Curadoria perfeita, enormes espaços dedicados a poucas obras, tudo muito bem explicado, pode-se realmente ver bem os detalhes, maravilhar-se com as técnicas de luz deste grande mestre holandês. DICA PRECIOSA: no site do museu os ingressos estão esgotados, mas no aplicativo de vendas de ingressos internacionais, Tiqets, a coisa é mais fácil.
A noite, concerto de piano da divina Olga Paschenko, jovem russa mega talentosa, ali pertinho do museu, na belíssima sala de espetáculos do Concert Gebouw. As outras horas do dia foram preenchidas com longas caminhadas belos canais da cidade, animadíssima e jovem, maluca no tráfego intenso de bicicletas, muito atual nas inovações hipsters como o De Hallen, centro cultural e gastronômico bem descolado.
Até museu novo descobri, ao lado do Van Gogh, que voltei a visitar e admirar. O museu Stedelijk é outro show de arquitetura, organização e modernidade, mais voltado a arte contemporânea.
Este dia frio, chuvoso e ventoso na capital holandesa foi uma viagem cultural de três museus impactantes, música clássica, novos projetos, comida inovadora no restaurante vegetariano do De Hallen e muita diversão pelas ruas desta cidade europeia tão diferente de qualquer outra, abaixo do nível do mar, multicultural, super antiga, ainda que tão moderna!
Vale bem mais do que minhas míseras 24 horas...
Zurique, 26 de fevereiro de 2023.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Realmente , a sua viagem à Amsterdam rendeu muito, pois você é uma “expert” em aproveitar cada minuto com sabedoria e foco.
ResponderExcluir