Translate
segunda-feira, 10 de janeiro de 2022
FLORIANÓPOLIS E GRAMADO - VERÃO 2022
FLORIANÓPOLIS E GRAMADO – DICAS VERÃO 2022
Costumo ir pouco a Santa Catarina, mas resolvi variar um pouco neste dezembro passado e aluguei um apartamento pé na areia numa praia muito bonita, a do Santinho. Mais precisamente no condomínio Águas do Santinho (disponível na Booking), lugar perfeito para famílias, pois tem ótima infra para crianças. Apto grande, belo terraço em frente ao mar, alguns dias de paz, sol e muito exercício.
Mais exercício caminhando incansavelmente nesta praia que é perfeita para andar, correr, jogar bola e bicicletar. Muito plana, areia firme, faixa de areia larga, condições ideais. Tudo cercado de bela vegetação e construções de altura razoável. A maior delas é o hotel Costão do Santinho. Nada que comprometa a beleza e a tranquilidade do local.
Opções gastronômicas são poucas: ou os restaurantes do hotel, ou um simples pé na areia em frente ao condomínio, com boa comida e serviço. A praia do Santinho não é para festas, não é sofisticada. É lugar de descanso e natureza. E temperaturas mais amenas do que as das praias do Sudeste e Nordeste do Brasil. Preços mais camaradas também.
Sempre de volta a Gramado, meu terceiro lar, conferimos a bela decoração do invencível e incansável Natal Luz, que bravamente sobrevive a Pandemia Ano Três e restrições de todos os tipos. Por volta do Natal passado, a cidade estava lotada e muito alegre. Voltamos a nos hospedar no La Hacienda, coisa que não fazíamos há três anos. Continua bom, o restaurante que já foi o melhor de Gramado e caiu muito, mas agora mostra sinais de recuperação (o carré de cordeiro, prato de difícil execução, estava divino e as bruschettas são maravilhosas). Investiram em quatro novos chalés bem modernos e luxuosos, com preços bastante salgados. Vale a pena? Depende. Se o casal quer sossego, não, pois o La Hacienda hoje em dia é tipo hotel-fazenda-disfarçado-de-pousada sofisticada. Seu público é pelo menos 70% composto de famílias e seus ruidosos rebentos. Vale pagar R$ 3000,00 a diária de um chalé sofisticado para dividir a piscina com crianças e bebes indisciplinados? Tomar café da manhã com bela vista, mas correria dos pimpolhos? Jantar idem?
A proposta do La Hacienda mudou muito e os donos idem. Portanto pense bem antes de ir...
Arriscamos um novo restaurante na Borges de Medeiros, o Sálvia e adoramos. Lugar bonito e comida excelente. Vá antes que acabe, pois o restaurante pode não resistir muito às intempéries da economia brasileira e às multidões de turistas que vão a Gramado e só comem rodízio e fondue. O Sálvia é uma rara benção e tomara que sobreviva! Todos os outros, nossos preferidos, continuam ótimos: Bistrô da Lú, Empório Canela, La Table D’Or, Josephina e Nonno Mio. Na próxima vez conferiremos o novo restaurante dos mesmos donos do San Tao, no Espaço Goods BR, em outra parte da Borges de Medeiros. O lugar é lindo, super diferente e a proposta é comida do mar grelhada. Como o San Tao é e sempre foi o único lugar de comida asiática de respeito da região, confiamos que seus frutos do mar preparados à moda mediterrânea possam seguir com a mesma qualidade.
Voltaremos a Gramado na Páscoa e retornaremos a este blog com notícias frescas.
Zurique, 10 de janeiro de 2022.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário