Translate
sábado, 10 de outubro de 2015
ARTE EM ZURICH
ARTE E CHUVA FRIA EM ZURIQUE
No outono suíço, a nevoa densa, o frio e a chuva convidam à preguiça...
Mas a maior cidade do pais, Zurique, oferece tanto em termos de arte, gastronomia e entretenimento, que é uma pena não aproveitar as duas oportunidades que outubro de 2015 me deu: The Art of the Brick e Miró. A primeira, sub-entitulada – a fantástica arte LEGO de Nathan Sawaya. Parece coisa idiota para crianças mas é uma das exposições mais sensacionais que já vi. O artista americano Nathan Sawaya cria obras fabulosas daqueles estúpidos brinquedos que sempre detestei. Nunca entendi a graça daqueles tijolinhos de plástico colorido e nem minhas filhas. Jamais me interessei pelos museus LEGO espalhados pelo mundo e tampouco presenteei crianças com o produto. Minhas fotos no link do DROPBOX e no Facebook falam por si.
Nathan Sawaya define arte como “qualquer coisa”. Com razão. Arte é tornar coisas banais e corriqueiras, invisíveis para olhos não artísticos em coisas especiais, interessantes, questionadoras e excitantes. Como a exposição já rodou o mundo, é possível que um dia venha ao Brasil e é imperdível. Mesmo para quem detesta arte, cultura, exposição e LEGO!
Na riquíssima Kunsthaus, um dos museus mais importantes do mundo, outra exposição imperdível, uma retrospectiva dos gigantescos murais do artista catalão, Joan Miró. Não sou fã dele, mas a exposição é tão bem curada e a importância das obras tão magnifica, que a simplicidade das composições do artista espanhol cativam mesmo assim. Não pude tirar fotos, mas no site www.kunsthaus.ch dá para ter uma ideia da magnitude da coisa.
Comida italiana moderna, entre as mostras, ficou a cargo do TOSCANO, localizado no descoladíssimo PULS 5 (espaço multiuso onde está a exposição de Sawaya), na região oeste da cidade. É uma área que abriga empresas de alta tecnologia como o Google e seus avançados centros de pesquisa . Tudo moderno, jovem, colorido e descontraído.
Valeu a pena batalhar a preguiça!
Zurique, 10 de outubro de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário