Translate
domingo, 17 de novembro de 2019
Colonia del Sacramento 2019 - Uruguai
COLONIA DEL SACRAMENTO 2019 – URUGUAI
Consegui voltar a esta pequena cidade uruguaia da maneira mais fácil que existe que é cruzando, de Buenos Aires, o enorme Rio dela Plata. Longe de Montevideo, perto da capital argentina. Curta e agradável travessia no BUQUEBUS, uma balsa confortável e barata, saindo de Puerto Madero, mais fácil impossível. Mas, dica preciosa: comprem BUSINESS se quiserem vistas e conforto. A tarifa turista é barata, mas lotada e sem vista, apesar das confortáveis poltronas. Não esqueçam o passaporte ou carteira de identidade, pois Uruguai e Argentina são países diferentes e há procedimentos de imigração; fáceis na Argentina, chatos e longos na saída do Uruguai.
Colonia continua linda e preservada e desta vez visitei a pequena e charmosa igreja, caminhei mais pela orla, curti o rio num restaurante ruim, mas divertido, tomei um ótimo tannat a preço extorsivo, saboreei o mesmo sorvete do Freddo argentino a ridículo preço uruguaio, bem mais caro, curti tudo em horas ensolaradas e tranquilas por ali.
Não sei dizer porque gosto tanto de Colonia e seus poucos quarteirões do centro histórico, mas o lugar tem uma luz especial, um a paz diferente, uma sensação túnel-do-tempo, uma conexão do coração e do espírito, difíceis de encontrar. O verde da linda vegetação é mais verde por lá, o farol é imponente, as pracinhas bucólicas, o comércio é charmozinho, os museus são micro e não muito interessantes, sei lá...
Talvez seja minha alma portuguesa, afinal de contas descendo diretamente de Brás Cubas, o fundador de Santos. Colonia foi fundada por portugueses e a mescla com a arquitetura espanhola traz uma nostalgia especial, ecos dos meus antepassados desbravadores e pioneiros.
Preciso voltar ainda uma terceira vez para explorar a parte moderna, que parece bonita, com suas casas bacanas de veraneio.
Fica para a próxima vez que visitar Buenos Aires e quiser paz.
Zurique, 16 de novembro de 2019.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário