Translate

sábado, 16 de novembro de 2019

SANTO ANTONIO DO PINHAL, CUNHA E PARATY - SETEMBRO 2019

SANTO ANTONIO DO PINHAL, CUNHA E PARATY. Semana romântica – viagem de carro Nos últimos dias de setembro, 2019, lá fomos de carro a estas três cidades numa viagem ensolarada e bem sucedida. Na primeira, que já conhecia, nem saímos da confortável Pousada do Cedro, seu ótimo restaurante, deliciosa piscina, bangalô aconchegante, lareira, trilhas e piscina relaxante; um programão de fim de semana. Pena o preço, que é a praga do turismo brasileiro... De lá fomos a Cunha, que apesar de feiosa compensa pelo belo visual montanhoso da região, pelas cerâmicas, gastronomia e hospedagem. É uma boa maneira de quebrar o longo percurso até a litorânea Paraty e conhecer um pouco mais do Brasil. Destaque para o restaurante Veríssima, comida deliciosa a preços camaradas e parabéns ao Latitude Eco Lodge pelos chalés charmosos, limpos, confortáveis e preços pagáveis. Foi a parte da viagem mais em conta. No dia seguinte, partimos rumo a Paraty e seu charme único. Um lugar de praia onde a praia está bem longe de ser a principal atração. Fazia muitos anos que não ia a esta importante cidade histórica e muito me surpreendeu o crescimento ordenado do lugar, qualidade dos serviços e grande numero de turistas estrangeiros. A parte antiga continua preservada, boas opções de entretenimento, quatro noites felizes por lá, mesmo com a escolha de um hotel que já foi o melhor da cidade, mas agora não recomendo pelo estado de manutenção ruim e serviço questionável. Fuja da Pousada do Sandi, não economize e invista na cara e linda Pousada Literária. Adoramos o restaurante e a livraria e adoraria voltar na época da Flip, a famosa festa cultural da cidade. Esta pousada é também dona da Fazenda Bananal, fora da cidade, mas bem pertinho, no inicio da estrada linda pela mata Atlântica que leva a Cunha. Esta antiga fazenda caía aos pedaços, quando os novos donos compraram, reformaram e transformaram o lugar em projeto ambiental sério, regate histórico importante e restaurante de respeito. Imperdível. Assim como não se deve perder a chance, por nada neste mundo, de conhecer o restaurante francês Le Gite d`Indaiatuba, um pouco mais afastado, também no meio da floresta e eternamente comandado pelo chef-proprietário Olivier. É uma genialidade de comida francesa “acariocada” em ambiente florestal incrível; no meio das árvores enormes, um cenário até escuro por causa da vegetação densa; requinte dentro do mato, genial. Outra coisa exclusiva de Paraty. Para quem gosta de teatro de marionetes o espetáculo típico no teatro da cidade é muito profissional. Todos os hotéis vendem entradas e dão informações. Fomos, mas como não gostamos deste tipo de espetáculo, não posso nem julgar, avaliar qualidade. É muito respeitado internacionalmente, portanto vale o original da experiência. Mas talvez o mais típico e importante fora do centro histórico, seja mesmo o tradicional passeio de barco pelas belas ilhas da costa. Quaisquer dos vários barcos do pequeno porto oferecem passeios de preços e durações variadas. Recomendo ilhas sem musica e escunas grandes. Tivemos sorte e nosso barco não foi caro e nos levou a lugares bonitos e tranquilos. Foi a única coisa que pedimos ao marinheiro: tranquilidade. Foi o que tivemos, com tempo bom e calma. Mar verde, claro, piscinão transparente, peixinhos, parada em ilha bacaninha para pastel e caipirinha, uma delícia! Nem pegamos carro para as praias próximas. Só curtimos o mar, a cidade, a história, a alegria e animação de um dos lugares mais atmosféricos do Brasil. Zurique, 16 de novembro de 2019.