Translate
domingo, 25 de julho de 2021
YVERDON - LES - BAINS E OUTROS LUGAREJOS BONITOS NA SUÍÇA FRANCESA
YVERDON-LES-BAINS, GRANDSON, CREUX DU VENT E SAINT URSANNE
Não conheço tão bem a Suíça francesa como conheço a alemã, então nas poucas vezes que tenho estado na região, me delicio com o charme da cultura francesa, a língua, a culinária.
Yverdon é um paraíso de spa e águas termais, além de muito verde e um centro histórico adorável, com direito a castelo-museu bem na praça principal, uma infinidade de bons cafés, restaurantes e lojas charmosas. O restaurante do teatro principal da cidade, no verão ao ar livre, serve pratos rápidos e simpáticos. Ali perto tomanos o trem que em cinco minutos leva ao vilarejo Grandson, onde um mega castelo bem interessante nos esperava. Com apenas 1000 de história, o lugar foi salvo por fundação de milionários locais que restauraram tudo com perfeição. Alugam o magnifico castelo para festas e eventos e assim conseguem custear a manutenção. Se os turistas estiverem dispostos, a caminhada de cinco quilômetros entre Grandson e Yverdon é uma boa maneira de queimar as calorias adquiridas após o consumos de tortas fabulosas na confeitaria Schneider, em Yverdon.
Após duas noites no Hotel de la Source, percorremos o pitoresco trajeto até Creux du Vent, o “Grand Canyon” suíço. Não chega aos pés do americano, mas é um lugar lindo, com caminhadas fáceis e vistas grandiosas. Assim como linda é a estrada até a mini-vila Saint Ursanne, uma coisinha de contos de fada. Umas casinhas pintadas em cores pastel, uma igreja de sonhos e um restaurante típico onde só as batatas fritas e a Coca Cola não são feitos lá. Os donos se orgulham em dizer que até os sorvetes são feitos na casa e os ingredientes são todos fornecidos por produtores da região; vinhos, licores e destilados também. Chama-se Hotel du Boeuf, lugar simples e sem grandes atrativos, mas comida boa e verdadeiramente caseira. O filé a milanesa recheado com presunto e o maravilhoso queijo tete de moine, é realmente especial.
Viajar de carro na Suíça é uma delícia e as paisagens deslumbrantes compensam as despesas salgadas em francos suíços!
Zurique, 25 de julho de 2021
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário