Translate
sábado, 15 de março de 2025
24 HORAS EM TALLINN
24 HORAS EM TALLINN
A bela capital da Estônia, onde já havia estado há mais de 7 anos, me atraiu de volta para uma rápida e deliciosa estadia. Estando próxima, do outro lado do Mar Báltico, Golfo da Finlândia; uma balsa ultra moderna vinda de Helsinque é uma maneira perfeita de se passear pelo centro histórico de Tallinn.
A coisa funciona assim: pela internet compra-se a passagem, várias opções de horários e em um pouco mais de 2 horas, já se está do outro lado. Numa balsa que mais parece navio de luxo, com bares, restaurantes e lojas. Tudo limpo, fácil e eficiente. O processo de embarque e desembarque é muito organizado e não se perde tempo em filas e procedimentos burocráticos. 0 passeio é totalmente viável indo e voltando no mesmo dia e é uma boa ideia se o turista estiver um tanto entediado em Helsinque...
O porto é perto do centro histórico, dá para ir a pé e hospedagem de apenas uma noite no moderno Radisson Collection, no meio do caminho, ajudou muito. Como também uma indicação de restaurante do Guia Michelin, bom e barato. O Härg é moderno e bem decorado, a comida excelente e os preços razoáveis. Grata surpresa em dia cinzento, chuvoso, ventoso e gelado do inverno semi-russo (a cidade encontra-se a menos de 400 quilômetros da russa São Petersburgo). Assim, munida de forças e combustível etílico, voltei a caminhar pelas ruas de contos de fadas de Tallinn.
Voltei a me encantar com a arquitetura, o estado de conservação, as casinhas pitorescas, belas igrejas e marzipans suculentos desta parte da cidade que é uma verdadeira casa de bonecas. Á noite, ópera, é claro. A Flauta Mágica, de Mozart, é trilha sonora parceira de um lugar tão encantador.
No dia seguinte, volta fácil a Finlândia.
Amei Helsinque, mas cortei um dos meus quatro dias lá, para voltar a um lugar do coração, aonde fui muito feliz em minha primeira estadia nos adoráveis Países Bálticos. Foi um passeio-nostalgia, aquele tipo de lugar que você gosta, mas pela distância acha que nunca mais vai retornar. Voltei e gostei de novo. E torço por estes três pequenos países que temem a terrível Rússia vizinha, em tempos de guerras iminentes.
Principalmente pela Estônia, um dos alvos principais do louco ditador russo.
São Paulo, 15 de março de 2025.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário